quinta-feira, 16 de junho de 2011

TECIDO CONJUNTIVO:

FUNÇÃO: preenchimento de espaços entre os órgãos, sustentação, defesa e de nutrição.

- Origem Mesodérmica.

- Possui diferentes células “mergulhadas” numa substância, chamada matriz ( e esta é constituída por fibras e uma “substância fundamental amorfa”), que é consumida pelas próprias células.

TIPOS DE TECIDO CONJUNTIVO: frouxo, denso adiposo, reticular ( hemocitopoético), cartilaginoso e ósseo.
 * Frouxo:  preenche espaços, nutre células epiteliais. Sua substância fundamental é viscosa e hidratada, suas fibras são as elásticas  , colágenas (resistentes à tração) e reticulares (são finas e podem se ramificar). Neste tecido quem produz as fibras e a subs. Fundamental são os fibroblastos, e os macrófagos capturam bactérias estranhas do tecido.
Fibras ELÁSTICAS

Fibras COLÁGENAS


Fibras  RETICULARES

Tecido conjuntivo frouxo (indicado na imagem)
* Denso: Suas fibras (colágenas)  podem ser Modeladas ( bem organizadas e orientadas) ou Não Modeladas ( sem organização fixa).
Tecido conj. denso NÃO MODELADO  e MODELADO.
*  Adiposo: Suas células são ricas em lipídios e sua substância é reduzida. Suas funções são de reserva de energia e isolamento térmico.
Células adiposas
       *  Reticular: Dá suporte à células que formarão o sangue.
Tecido conjuntivo reticular.
         * Cartilaginoso: reveste as nossas articulações e é importante para o crescimento dos ossos longos. Nas cartilagens há dois tipos de células os condroblastos e os condrócitos.
tecido cartilaginoso
     *  Ósseo: É rígido devido á presença de cálcio, fósforo e magnésio. Sua matriz é rica em colágeno, por isso os nossos óssos são flexíveis. São ricos em vasos sanguíneos e possui outros tecidos juntos, tendo sensibilidade, alto metabolismo e regeneração. Possuem 3 principais células: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.
Tecido ósseo

Nenhum comentário:

Postar um comentário